[obm-l] Re:[obm-l] Re: [obm-l] Máximos e Mínimos

Isso, concordo. A condição não é suficiente.

> Italo,
>
> O que ficou claro pra mim, durante o curso de
Cálculo I, foi o fato do teste
> da derivada se aplicar apenas a pontos interiores ao
intervalo, i.e., que
> não estejam em seus extremos. O teorema
enuncia "Seja f uma função derivável
> em p, onde p é um ponto interior ao domínio de f.
Uma condição necessária
> para que p seja um ponto de máximo ou mínimo local é
que f'(p) = 0". Pelo
> menos, foi essa a definição que o livro deu a "ponto
interior" em um
> intervalo [a,b]: um ponto dentro do intervalo ]a,b[.
>
> Isso parece ser ainda mais verdadeiro quando os
livros de Cálculo dão o
> "roteiro" para achar máximo e mínimos:
> a) Aplicar o teste da primeira derivada para achar
os possíveis pontos
> b) Aplicar o teste da segunda derivada para
determinar os pontos de inflexão
> c) Comparar os valores da função nos pontos obtidos
com os valores que esta
> toma nos extremos das funções
>
> O terceiro "passo" parece mostrar, realmente, que
f'(p) = 0 certamente não
> encontra todos os extremantes.
> No caso da função identidade, realmente tal teste
não teria nenhum efeito. A
> única coisa que poderíamos tirar daí é que a função
é estritamente
> crescente, pois a derivada primeira é sempre
positiva.

> Espero que ajude.
> Grato,
> Henrique.

Mínimos

> Creio que a afirmação seja inversa. Sempre que a
derivada for nula então a
> função terá um máximo ou um mínimo, ou, ainda, um
ponto de inflexão.
> Considere, por exemplo, a função f:[a,b]->R,f(x)=x.
Temos que ela possui um
> máximo e um mínimo em b e a, resp., porém em nenhum
dos dois pontos a
> derivada se anula.

> Instruções para entrar na lista, sair da lista e
usar a lista em

Atenciosamente,

Engenharia Elétrica - UNESP Ilha Solteira
Osvaldo Mello Sponquiado
Usuário de GNU/Linux

AntiPop-up UOL - É grátis!
http://antipopup.uol.com.br/