[obm-l] EQUILIBRIO DE NASH!

Situação em que atores econômicos interagindo entre si escolhem sua melhor
estratégia, dadas as estratégias escolhidas pelos demais atores. Vejamos o que
acontece se Pedro e Ana decidem separadamente quanta água produzir. Imagine que
Pedro espere que Ana forneça apenas 30 litros. Pedro teria o seguinte
raciocínio: "Eu também poderia produzir 30 litros. Neste caso, um total de 60
litros de água seria vendido ao preço de $60 o litro. Meu lucro seria de $1800.
Mas eu poderia produzir 40 litros a $50 o litro, e meu lucro seria de $2000.
Mesmo que o lucro total do mercado seja reduzido, meu lucro será mais alto,
porque terei uma maior fatia do mercado". Naturalmente, Ana poderia raciocinar
da mesma forma. Se isso viesse a ocorrer, cada um levaria 40 litros de água à
cidade. As vendas totais seriam de 80 litros e o preço se reduziria para $40.
Portanto, se os duopolistas perseguirem seus interesses individuais ao decidir
quanto produzir, eles produzirão uma quantidade maior do que a do monopólio,
cobrarão um preço menor do que o monopólio e seu lucro será inferior ao lucro
monopolista. Embora a lógica do interesse próprio aumente a produção acima do
nível do monopólio, ela não leva o duopólio a alcançar a alocação competitiva.
Veja o que acontece quando cada um dos duopolistas lucra $1600. Neste caso a
lógica do interesse próprio leva Pedro a uma conclusão diferente: "Agora, meu
lucro é de $1600. Se eu aumentar a minha produção para 50 litros, um total de
90 litros poderá ser vendido a um preço de $30, o litro. Meu lucro será de
apenas $1500. Em vez de aumentar a produção e derrubar o preço, é melhor para
mim manter a produção em 40 litros". Uma vez alcançado este equilibrio de Nash,
nem Pedro nem Ana têm incentivo para alterar sua decisão. Elementar, não!

NOTA: Não merece nem o prêmio Jabuti, quanto mais um Nobel como Gênio!

WebMail UNIFOR - http://www.unifor.br.