Re: [obm-l] IMO 2004 - Primeiro Dia

Legal! Eu vi que x^4 servia um pouco antes do Paulo Rodrigues mandar uma
mensagem, devia ter testado ele antes...

É simples ver que se f é um polinômio que satisfaz a equação funcional
então C.f também satisfaz, pois (C.f)(x) = C.f(x). Da mesma forma, se f
e g são polinômios que satisfazem a eq. funcional, (f + g) também
satisfaz já que (f+g)(x) = f(x) + g(x).

Eu fiquei pensando em limitar o grau do polinômio (que é o que você
fez). Como você chegou em (-x, 1+x, x+x^2)? Foi por tentativa e erro?

Sem dúvida essa escolha foi essencial pra matar o problema... eu não
conferi suas contas, mas deve ser isso mesmo.

[ ]'s