Re: [obm-l] Álgebra_1

> Gostaria de saber como construo um isomorfismo entre um grupo de ordem 8
> não abeliano e grupo Q_8 (quaténios).

Primeiro de uma olhada nos elementos de teu grupo e veja se nao tem nenhum elemento
de ordem 4. Se tiver, esse grupo (nao abeliano) eh isomorfo ao grupo de isometrias do
quadrado.  Se todo mundo tiver ordem 2 e o grupo for nao abeliano entao eh isomorfo
mesmo aos quaternios. Para construir o isomofismo eu comecaria olhando para o centro
do grupo e levando o elemento diferente da identidade no elemento (-1) dos quaternios.
O resto dá pra ir por tentativa/investigacao.

Como provo que um grupo de ordem
> 2p (p primo) é isomorfo a Z/(2p) ou a D_p (grupo dihedral de ordem
> 2p).

Coisas que sabemos de um grupo de ordem 2p  (p diferente de 2)
- G tem um subgrupo de ordem 2
- G tem um subgrupo de ordem p
- o numero de p-sylows eh congruo a 1 modp e divide 2, logo eh igual a 1
(ou seja, o p-sylow eh normal)

- o numero de 2-sylows eh congruo a 1 mod 2 e divide p, logo eh igual a 1 ou p.

Se G eh abeliano...
Todo subgrupo de G eh normal *pq G eh abeliano*
O 2-Sylow sera normal e, portanto, unico.
Como os dois subgrupos de sylow sao normais, a unica alternativa aqui eh G isomorfo
ao produto direto de Z2 com Zp

Se G eh nao abeliano, podemos considerar que o numero de 2-sylow igual a P.
A normalidade do p-sylow nos dah condicoes de fazer o produto semidireto de zp por
z2. Como Aut(Zp) eh isomorfo a Z(p-1), que é par, isso nem eh tao dificil e o unico
produto semidireto possivel serah o dihedral.

Mais sobre isso no Elementos de Algebra, do Arnaldo Garcia e Yves LEquain.  Há
tambem o excelente livro do Herstein, Topicos de Algebra, mas nao me lembro ateh onde
ele cobre esse tema.

Abracos
Will