RE: [obm-l] probabilidade - paradoxo?

>Olá pessoal.
>Considere o experimento de se lançar 4 dados honestos e queremos saber
>qual é o numero mais provavel de resultados "3" dos dados.
>Por exemplo, se o resultado dos dados sao "4, 3, 1, 2" então o numero
>de resultados "3" é 1.
>Sendo X a variavel aleatoria que representa o numero de resultados "3"
>no lançamento dos 4 dados, é facil ver que
>P(X = 0) = 625/1296
>P(X = 1) = 500/1296
>P(X = 2) = 150/1296
>P(X = 3) = 20/1296
>P(X = 4) = 1/1296

> [...]

Ki tal:  Eh mais provavel ki tenhamos ao menos 1, mas nao mais ki 2 "3"s,
que todas as outras possibilidades juntas.

Sao todas afirmacoes verdadeiras, mas a meu ver nao representam
nenhum paradoxo.  Sao respostas validas a perguntas diferentes e
nao contraditorias.

Auggy

Get tips for maintaining your PC, notebook accessories and reviews in
Technology 101. http://special.msn.com/tech/technology101.armx