Re: [obm-l] Álgebra

> Gostaria que alguém me ajudasse com os dois problemas abaixo:
>
> *1)* Se G é um grupo tal que |G| >= 3 então |Aut G| >= 2.
> *Obs.:* Tentei resolver esse problema supondo que |Aut G| < 2 e usando o
> fato que Inn G é isomomorfo a G/Z(G), e que Inn G é um subgrupo normal
> do grupo Aut G.

http://www.math.niu.edu/~beachy/abstract_algebra/study_guide/book_index.html

aqui tem a resposta, mais especificamente:
http://www.math.niu.edu/~beachy/abstract_algebra/study_guide/soln71.html#s7115

> *2)* Prove que se G <> {e} é grupo simples abeliano então G é um grupo
> cíclico de ordem prima.
> *Obs.:* Consegui mostrar que é um grupo cíclico, mas não consegui provar
> que ele tem ordem prima.

se {e} < H < G então H não pode ser normal (pois G é simples).
mas como G é abeliano g.h.g^-1 = h para todo h, em especial para todo h
em H.

logo os únicos subgrupos de G são triviais, mas isso implica que a ordem
de G é primo (caso contrário há um teorema que diz que se d|n, a ordem
de um grupo abeliano então existe um elemento deste grupo com ordem d).

se G tem ordem prima então ele é cíclico.

[ ]'s