[obm-l] Re:[obm-l] Polinômio

Se f possui uma raiz em R, digamos t, então f(t)=0 . Defina o polinomio g como sendo
g(x)=x-t, note que g(t)=0.

Dividindo f(x) por g(x) temos pelo algoritmo da divisão que existem polinômios q(x) e r(x)  tais que

f(x)=g(x)q(x)+r(x)

com grau de r < grau de g.

Como grau de g é 1 concluimos que r(x)= constante

Substituindo x por t na expressão acima temos

f(t)=g(t)q(t)+r(t)

Como f(t)=g(t)=0 temos que r(t)=0.
Como r(x) é constante concluímos que r(x)=0

Logo f(x)=g(x)q(x)

Como grau de f = grau de g +grau de q segue que grau de q(x)=1
Logo f é redutível por ser o produto de dois polinômios não constantes.

[]s,
Fernando Villar