[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] mais um de teoria dos números

De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia:
Data: Sun, 27 Jun 2004 12:15:33 -0300
Assunto: Re: [obm-l] Re: [obm-l] mais um de teoria dos números

> ok. Mas como eu faria para saber que n=3^k funciona? tem que testar alguns
> casos e assumir que funciona, para depois tentar provar por indução? Ou tem
> algum jeito de chegar em 3^k?
>
> até
> - --
> Bruno França dos Reis

As vezes a unica maneira eh testar casos. Essa eh a forma como muitos resultados de teoria dos numeros foram descobertos.

Por outro lado, tambem dah pra provar que nao existe nenhum inteiro n maior do que 1 tal que 2^n - 1 seja divisivel por n. (Dica: considere o menor fator primo de n e use o pequeno teorema de Fermat).

E jah que estamos falando de potencias de 2, que tal este aqui?
Prove que se m e n sao inteiros nao-negativos distintos entao:
 2^(2^m) + 1 e 2^(2^n) + 1 sao primos entre si.
Qual a relacao disso com o tamanho do conjunto dos primos?

[]s,
Claudio.