Re: [obm-l] Re:[obm-l] Dúvida

Meu caro Cláudio,

fiquei me perguntando sobre a seguinte afirmação:

"Mas A pode ser particionado em pares nao ordenados da forma:
{x,x^(-1)}"

O que garante que cada x pertencente a A tem seu inverso em A?

Éder.

"claudio.buffara" <claudio.buffara@terra.com.br> wrote:
Oi, Eder:

O Paulo Santa Rita usou uma bazuca pra matar uma barata.

Uma solucao mais simples seria a seguinte:

Particione G nos tres subconjuntos a seguir:
{e},
A = {x em G | x <> x^(-1)},
B = {x em G | x = x^(-1)}.

Como G tem 2n elementos, A uniao B terah 2n - 1 elementos.

Mas A pode ser particionado em pares nao ordenados da forma:
{x,x^(-1)}, jah que cada um dos elementos de A eh distinto do seu inverso.
Isso significa que A tem um numero par de elementos, digamos 2m.

Logo, B terah 2n - 1 - 2m elementos, um numero impar e, portanto, >= 1.

Ou seja, deve existir algum x em G tal que x = x^(-1) <==> x^2 = e.

[]s,
Claudio.