Re: [obm-l] calculo de área - acho que precisa de integral

Bruno França dos Reis wrote:

>Esta mensagem foi verificada pelo E-mail Protegido Terra.
>Scan engine: VirusScan / Atualizado em 23/06/2004 / Versão: 1.5.2
>Proteja o seu e-mail Terra: http://www.emailprotegido.terra.com.br/
>
>E-mail classificado pelo Identificador de Spam Inteligente Terra.
>Para alterar a categoria classificada, visite
>http://www.terra.com.br/centralunificada/emailprotegido/imail/imail.cgi?+_u=rafael_ando&_l=1088049088.331401.17515.chui.terra.com.br

Definindo os eixos como vc definiu as equações das duas curvas serão y =
sqrt(a^2/4-x^2) e y = sqrt(a^2-x^2) - a/sqrt(2). (considerando apenas a
região acima do eixo, ie, onde y>0). A área entre 2 curvas é a integral
da diferença entre as duas funções, ie, integral de sqrt(a^2/4-x^2) -
sqrt(a^2-x^2) + a/sqrt(2). Integrando apenas o lado direito e depois
multiplicando por 2 (pq a função é par, ie, f(-x) = f(x)), temos q os
limites de integração serão 0 e a coordenada x do ponto onde as curvas
se interceptam (que NÃO é a/2), e vale a*sqrt(2)/8 (para encontrar esse
valor faça sqrt(a^2/4-x^2) = sqrt(a^2-x^2) - a/sqrt(2)) . Então a área é
2* (integral de sqrt(a^2/4-x^2) - sqrt(a^2-x^2) + a/sqrt(2)), onde a
integral é definida de 0 a a*sqrt(2)/8.
O valor da integral é a^2/64*(8arcsen(sqrt(2)/4) - 32arcsen(sqrt(2)/8) -
8 + sqrt(31)-sqrt(7)) = 0,0356591*a^2 (aproximadamente), logo o valor da
área é o dobro e vale portanto aproximadamente 0,071*a^2.
Se não errei em nenhum calculo deve ser isso.... tentei explicar o
melhor possivel porque vc disse q não aprendera (oficialmente) calculo,
mas não sei se deu pra entender...

Rafael