[obm-l] Re:[obm-l] RE: [obm-l] Dúvida

Oi, Paulo:

Acho que esta sua demonstracao do teorema de Cauchy soh eh valida se G for abeliano, pois no fim, quando voce fala na projecao canonica p: G -> G/H, voce estah implicitamente supondo que G/H eh um grupo e, portanto, que H eh um subgrupo normal de G. Mas isso soh eh verdade para todo H se G for abeliano.

Por outro lado, existe uma demonstracao desse teorema que eh um dos meus exemplos favoritos de beleza matematica:

Seja G um grupo e p um primo que divide |G|.

Considere todos os produtos da forma x_1*x_2*...*x_p que sao iguais a "e", onde os x_i sao elementos nao necessariamente distintos de G.

Eh facil ver que existem |G|^(p-1) tais produtos pois, escolhendo-se livremente os valores de x_1, x_2, ..., x_(p-1), o valor de x_p fica unicamente determinado (igual ao inverso de x_1*x_2*...*x_(p-1))

Agora vamos dividir estes |G|^(p-1) produtos em classes de equivalencia de forma que dois produtos pertencem a uma mesma classe se e somente se um deles for uma permutacao circular do outro. Teremos dois casos a considerar:

Caso 1: todos os x_i sao iguais.
Nesse caso, a classe vai conter apenas um produto, pois x_1*x_2*...*x_p = a*a*...*a e existe apenas uma permutacao dos x_i.

Caso 2: pelo menos dois dos x_i sao distintos.
Nesse caso, a classe vai conter exatamente p produtos:
x_1*x_2*...*x_(p-1)*x_p;
x_2*x_3*... x_p*x_1;
x_3*x_4*...*x_1*x_2;
x_p*x_1*...x_(p-1)*x_(p-1).

Sejam N1 e N2 os numeros de classes de equivalencia de cada tipo.
Entao, teremos que:
numero de produtos =  1*N1 + p*N2 = |G|^(p-1).

Por hipotese, p | |G|^(p-1) e obviamente p | p*N2.
Logo, p | N1.

Alem disso, o produto e*e*...*e obviamente eh do tipo 1, de modo que N1 > 0.

Ou seja, o numero N1 de produtos da forma a*a*...*a = a^p = e eh um multiplo positivo de p.
Em outras palavras, existem pelo menos p-1 elementos em G de ordem p.
Naturalmente, se a eh um tal elemento, entao <a>, o subgrupo ciclico gerado por a, terah ordem p.

[]s,
Claudio.