[obm-l] RE: [obm-l] Dúvida

Ola Eder,

Ok !

Vamos fazer o seguinte. Vou provar um resultado classico que voce podera
usar na solucao.

TEOREMA DE CAUCHY : Se G e um grupo finito e "p" e um numero primo que
divide
a ordem de G entao existe um elemento "g" de G de ordem "p".

PROVA : Vamos usar inducao sobre a ordem de G. Mais especificamente vamos
mostrar que
( HIPOTESE DE INDUCAO ) se todos os grupos com ordem menor que G satisfazem
o TEOREMA DE CAUCHY entao G satisfaz o TEOREMA DE CAUCHY.

1) Se a ordem de G for um numero primo, |G| = p, entao a prova e trivial e
nem precisamos usar a hipotese de inducao, pois "p" sera o unico numero
primo que pode dividir a ordem de G e se "g"
for um elemento de G entao, pelo teorema de Lagrange, <g> divide |G|, isto
e, a ordem de
"g" e "p". Assim, nao so um, mas todos os elementos de G ( com excecao da
identidade ) tem
ordem "p"

2) Se ordem de G nao for um numero primo, seja "p" um numero primo que
divide a ordem de G.
Tomando um elemento "g" pertencente a G, "g" diferente de "e", considere o
subgrupo de G : H=<g>. Existem duas possibilidades para H :

PRIMEIRA : H e igual a G. Neste caso, G e ciclico com G=<g>. Seja N=|G| e
considere o elemento g^(N/p). Claramente que g^(N/p) pertence a G e ordem de
g^(N/p) e "p". Assim,
G tem um elemento de ordem "p" e acabou.

SEGUNDA : H e diferente de G. Neste caso |H| < |G|.

Se "p" divide |H|, pela HIPOTESE DE INDUCAO, existe "h" pertencente a H tal
que ordem de "h" e "p". Como H e subconjunto de G segue que "h" e tambem
elmento de G e, portanto, G tem um elemento de ordem "p" e acabou.

Se "p" nao divide |H| ( mas "p" divide |G|, por hipotese ),  pelo teorema de
Lagrange |G|=|H|(G:H) teremos que "p" divide (G:H), isto e, "p" divide o
indice de H em G. Como (G:H) =| G/H | e
G/H| < |G|, pela HIPOTESE DE INDUCAO, existe um h_ ( h barra ) em G/H de
ordem "p".

Considere a projecao canonica :

p : G -> G/H

Sabemos que trata-se de um homomorfismo e que em todo homomorfismo a ORDEM
DA IMAGEM DE UM ELEMENTO DIVIDE A ORDEM DO ELEMENTO, isto e, |h_| divide |h|
para algum "h" em G. Como |h_| = p  =>  |h| = kp, para algum k inteiro.
Considere o elemento h^k. Claramente que h^k pertence a G e | h^k | = p.
Assim, G tem um elemento de ordem "p".

Vemo que a hipotese de inducao vale ( por vacuidade ) para as ordem 1 e
tambem para a
ordem 2. Segue - pelo que vimos acima - que vale para todas as ordens.

Um Abraco
Paulo Santa Rita
5,1117,240604

http://messenger.msn.com.br