[obm-l] Re:[obm-l] RE: [obm-l] probabilidade - aniversário

Oi, Rogerio e Bruno:

Acho que o problema eh um pouco mais complicado do que isso.

Por exemplo, vamos tomar o exemplo simples que o Bruno mencionou: 3 pessoas e 5 dias.

Considerando as pessoas indistinguiveis (o que me parece razoavel para este problema), o numero de possibilidades para os aniversarios eh igual ao numero de solucoes inteiras e nao-negativas da equacao: x1 + x2 + x3 + x4 + x5 = 3 (no caso xi = no. de pessaos aniversariando no i-esimo dia).
Este numero eh igual a Binom(7,3) = 35.

Temos 3 casos a considerar:
1) Duas pessoas quaisquer fazem aniversario em dias diferentes.
Isso pode acontecer de Binom(5,3) = 10 maneiras diferentes.

2) Duas pessoas fazem aniversario no mesmo dia e a terceira num dia diferente.
Isso pode ocorrer de 5*4 = 20 maneiras diferentes.

3) Temos os tres aniversarios no mesmo dia.
Isso pode acontecer de 5 maneiras diferentes.

Agora, vamos calcular a probabilidade de que uma pessoa escolhida ao acaso faca aniversario no dia (ou num dos dias) em que mais se faz aniversario.

No caso 1, qualquer que seja a pessoa escolhida, ela farah aniversario num dos dias em que mais se faz aniversario. Logo, a probabilidade eh 1.

No caso 2, a probabilidade eh 2/3.

No caso 3, a probabilidade eh novamente 1.

Assim, a probabilidade desejada eh:
1*(10/35) + (2/3)*(20/35) + 1*(5/35) = 17/21

Serah que o Bruno achou esta resposta tambem?
Alguem discorda da solucao acima?

[]s,
Claudio.