[obm-l] RE: [obm-l] O SONHO NÃO ACABOU!

Bom dia Jorge e colegas da lista !

a resposta do primeiro problema é  45s  * (0,083/0,1)^2  *  (250/185)  *
sqrt( 17,25/23,45 ) .
O resultado deve ser os tais 35.9s.
Considerações:
1- o fluxo é proporcional à área do orifício
2- o fluxo é proporcional à raiz quadrada da pressão, que por sua vez é
proporcional à altura do líquido acima do orifício.

No segundo problema, imagine a base do poste na origem do sistema de
coordenadas:
a altura da lona varia de y=40dm (qdo x=0) até o chão, quando x=40dm.
Por Pitágoras, a distância da abelha ao poste é de  sqrt(8^2 + 6^2) dm =
10dm , e por semelhança de triângulos, sua altura será 20dm.
OBS: a outra resposta de 60dm não faz sentido, pois a altura do poste é de
apenas 40dm...

Abraços,
Rogério.

http://messenger.msn.com.br