From: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br] On
Behalf Of Nicolau C. Saldanha
Sent: quinta-feira, 10 de junho de 2004 15:55
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Subject: Re: [obm-l] O Último Teorema de Fermat

On Thu, Jun 10, 2004 at 12:08:57AM -0400, Faelccmm@aol.com wrote:
> Pelo que sei Andrew Wiles provou este teorema, mas havia um erro e o
proprio
> Andrew corrigiu posteriormente. Este matematico entrou ateh para o Guiness

> Book, por isso. Corrijam-me se estiver errado.

Está tudo certo; o segundo artigo tem o Richard Taylor como coautor,
que foi aluno do Wiles e colega meu de doutorado em Princeton.
Apenas talvez seja melhor dizer não que Wiles provou, mas que Wiles
*completou*
a demonstração do teorema. Se você pegar o paper do Wiles e tentar ler não
vai entender muita coisa (a menos que você saiba muito mais teoria dos
números do que eu): o trabalho dele se baseia em um monte de trabalhos
anteriores, inclusive muitos bastante recentes.

[]s, N.