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[obm-l] RE: Aprendizagem Matematica



Ola Fael,

Nao respondi porque ando bastante ocupado. A mensagem e OFF-TOPIC, mas
claramente de interesse para todo estudante ...

Desde ja adianto que nunca fiz deste tema um objeto de estudo particular, 
razao
pela qual so posso apresentar uma opiniao.

Nao acredito que exista um METODO INFALIVEL para se aprender matematica ou
qualquer outra ciencia. Se existisse, parece-me que ele necessariamente 
conteria
conceitos - ainda que nao explicitamente enunciados - que poderiam nos 
auxiliar
na Teoria de Aprendizagem da IA.  Ora, nos sabemos que a nossa ignorancia 
neste
campo e abissal ...

ME PARECE que o ingrediente essencial em qualquer processo de aprendizagem e
o EMOCIONAL. Se a pessoa esta emocionalmente motivada, ocupar-se dias e
mesmo semanas com um tema de seu interesse nunca sera visto ou sentido como
um dever desagradavel. Sera sempre um prazer. Essa e, alias, a razao das 
Escolas
Semioticas terem criado o instituto da Iniciacao : primerio vive-se a emocao 
de uma
experiencia marcante, depois vem o conhecimento.

Primeiro, nos sentimos; depois, entendemos.

Portanto, SALVO MELHOR JUIZO, as "experiencias de prazer" que podem ser 
provocadas
e/ou hauridas no processo de aprendizagem sao fundamentais para motivar e
condicionar emocionalmente os estudantes. Ocorrendo este condicionamento, a 
pessoa,
por si so, procura procura se aprofundar nos diversos temas, dai surigindo 
os fenomenos
- hoje, ja comuns - de autodidactia e precocidade.

Existem muitas destas "experiencias de prazer"...

E indubitavelmente certo que nos sentimos prazer e alegria quando 
encontramos uma
solucao elegante de um problema dificil e e igualmente verdade que ha 
demonstracoes
que nos encantam por sua simplicidade. A Beleza na Matematica e um fato 
indiscutivel,
fonte de verdadeiro e sincero prazer.

Assim, ME PARECE, que os Verdadeiros Professores sao aqueles profissionais 
que encaminham
seus alunos no sentido de viverem estas experiencias e que qualquer tecnica 
de ensino que
nao considere a dimensao emocional do ser humano e nao so anacronica como 
essencialmente
errada.

Segue que dentre os dois que voce apresenta, nenhum ME PARECE efetivo. Mas 
eu me
inclinaria para o segundo, com as seguintes ressalvas :

1) E ABSOLUTAMENTE FUNDAMENTAL voce descobrir a solucao de diversos 
problemas
propostos para que voce, VIVENCIANDO A EXPERIENCIA EMOCIONAL de resolve-los,
adquira auto-confianca e motivacao.

2) A tarefa descrita em 1) de forma alguma e um "SE MATAR". E, sim, um 
"INVESTIGAR".
Se o problema esta dificil, faca dele um objeto de estudo particular. Leia 
livros sobre o
tema a que ele se refere, faca experiencias com lapis e papel na mao, 
desenhe graficos,
IMAGINE-SE como se voce fosse parte do problema e estivesse inserido no 
contexto
dele. Enfim : pense !

3) Um "Problema Dificil", em geral, e um PROBLEMA DE CRIATIVIDADE, vale 
dizer, voce
precisa usar os conhecimentos matematicos de forma plastica e pouco 
convencional ou
e um PROBLEMA DE ERUDICAO, vale dizer, exigem o conhecimento de algum 
resultado
pouco divulgado. Os problemas olimpicos costumam pertencer a primeira 
categoria, os
dos vestibulares mais dificeis a segunda. E portanto fundamental "adquirir 
conhecimento"
( ERUDICAO ) e "saber usa-los com desenvoltura" ( CRIATIVIDADE ).

Em sintese, aprenda a estudar com prazer e alegria; aprenda a apreciar as 
belezas proprias
da Matematica; transforme o dever em prazer : a disciplina e a dedicacao que 
toda
apredizagem seria exige se transformarao numa atividade agradavel e 
gratificante.

Primeiro, nos sentimos; depois, entendemos.

Repito esse mote percebendo a redundancia, pois acho fundamental enfatizar 
este lado
emocional da aprendizagem.

Em ultima instancia, como se aprende alguma coisa ? Claramente : lendo 
livros, assistindo
aulas, resolvendo questoes, refletindo sobre o tema, participando de 
coloquios e seminarios,
sendo membro de Listas de discussao de Problemas como esta, conversando com 
pessoas
que ja estudaram o tema etc etc etc. Concordemos que se esta descricao nao e 
exaustiva,
e bem completa ...

Haveria alguma outra forma de adquirir conhecimento ? Eu PENSAVA que nao ...

Um Abraco a Todos
Paulo Santa Rita
7,1904,050604

>From: Faelccmm@aol.com
>To: p_ssr@hotmail.com
>Subject: Aprendizagem Matematica
>Date: Sat, 5 Jun 2004 01:13:19 EDT
>
>Ola Paulo,
>
>Enviei a mensagem abaixo para a lista mas nao houve muitos comentarios, por
>se tratar de off-topic, talvez. Achei melhor enviar em pvt para aqueles que
>podem me dar um comentario util. Qual dos dois metodos voce acha mais 
>eficiente ?
>Qual dos dois sao usados pelos campeoes olimpicos (russos, romenos,
>estadunidenses, etc...), por exemplo ?
>
>
>Em uma mensagem de 29/5/2004 21:59:03 Hora padrão leste da Am. Sul,
>Faelccmm@aol.com escreveu:
>
> > Ola pessoal,
> >
> > Ja que voces estao falando sobre o metodo Kumon, vou fazer uma pergunta
> > relacionada a isso:
> >
> > Qual dos metodos abaixo eh melhor para se aprender Matematica ?
> >
> > Metodo 1 - Ver milhares e milhares de exercicios RESOLVIDOS, COMENTADOS 
>!!!
> > Metodo 2 - Estudar por questoes propostas e SE MATAR (PASSAR HORAS, DIAS 
>OU
> > ATEH SEMANAS ...) ateh resolver uma questao que nao consiga.
> >

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