Re: [obm-l] o valor de x - continuacao

on 04.06.04 06:32, Rogério Moraes de Carvalho at rogeriom@gmx.net wrote:

> Olá Claudio,
>
> Originalmente, eu resolvi esta questão usando a mesma idéia
> apresentada como quarta solução pelo Fabio, porém eu analisei as condições
> que devem ser satisfeitas em cada passo para possibilitar as transformações
> no campo dos reais. Deste modo, eu consigo analisar a validade das soluções
> encontradas. É importante ressaltar que na resolução de uma equação
> irracional no campo dos reais, a análise da condição de existência é tão
> importante quanto o fato de encontrar uma equação polinomial "equivalente".
> [...]
Tudo bem. Concordo. Alias, uma das principais licoes desse problema eh
justamente essa: depois de resolver uma equacao onde coisas foram elevadas
ao quadrado, eh fundamental checar para ver se as solucoes encontradas sao,
de fato, solucoes da equacao original.

Mas voce nao respondeu a minha pergunta: de onde vieram as tres raizes
adicionais, especialmente a outra raiz positiva.

[]s,
Claudio.