Re: [obm-l] Problemas em Aberto

on 02.06.04 14:25, João Gilberto Ponciano Pereira at jopereira@vesper.com.br
wrote:

> [...]
> CD = lado c
> DA = lado d
>
> A área do quadrilátero pode ser calculada como a área do triângulo ABC +
> área do triângulo ACD.
>
> Vamos supor que conhecemos a configuração final, de área máxima, apenas para
> os pontos ABC. Ou seja, dada qualquer configuração do triângulo ABC, como o
> comprimento CD é fixo, fica fácil ver que a posição do ponto D para a área
> máxima vai ocorrer apenas quando o triângulo ACD for retângulo em C. Daí
> fica fácil, basta repetir o mesmo raciocínio utilizando como referência a

Tudo bem, isso prova se [ABCD] eh maxima, entao ABCD eh ciclico e AD eh o
diametro, mas dado o segmento BC (de medida b) e as medidas dos lados AB (a)
e CD (c), como fazer para construir ABCD convexo de area maxima? Essa seriua
a solucao grega a que me referi na minha msg anterior.

[]s,