Re: [obm-l] Problemas em Aberto

E ai Niski!
Eu tentei fazer supondo que fosse mesmo inscritível e
dpois usar bramagupta, como vc sugeriu, mais nao
encontrei um dos angulos ai, vc tem uma dica pra mim?

Seja ABCD tal quadrilátero  e a, b, c e d os lados AB,
BC. CD e DA respectivamente. É facil ver que med(>ABC)
= me(>CDA) pois "enxergam" uma mesma corda de uma certa
circunferência.

I) T. cos. tring. ABC:
AC=sqrt(a^2+b^2-2abcosx); onde med(>ABC)=x

II) T. cos. triang. CDA:
AC=sqrt(c^2+d^2-2cdcosx)

De I e II podemos tirar d em função de a, b e c e x:

c^2+d^2-2cdcosx=a^2+b^2-2abcosx<=>d^2+(-2c cosx)d+(c^2-
a^2-b^2+2abcosx)

Daí d=c.cos(x)+sqrt(c^2.(cosx)^2-c^2+a^2+b^2-2abcosx)

Preciso achar x.

Tentei pelo T. dos senos, mais nao saiu.
Tentei usar o T. la que fala que o produto das
diagonais é a soma dos produtos dos lados opostos, tudo
em vão.

Alguem sabe como acho esse bendito angulo?
falow !

convexo são  a, b e  c.

inscrito num
quadrilatero com lados dados.

> E demonstrar isso eh um bom exercicio de
trigonometria.
> Soh que o quarto lado nao eh dado. Serah que, mesmo
assim, o quadrilatero de
> maior area eh o inscritivel?

como
semiperimetro, talvez derivando e
resposta..

> Se concluirmos que o quadrilatero de area maxima eh o
inscritivel, nao ha
> duvidas. Soh que voce vai cair numa equacao de 3o.
grau em d.

> Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar
a lista em

Atenciosamente,

Engenharia Elétrica - UNESP Ilha Solteira
Osvaldo Mello Sponquiado
Usuário de GNU/Linux

AntiPop-up UOL - É grátis!
http://antipopup.uol.com.br/