Re:[obm-l] Geometria Espacial

Sejam: a o comprimento do raio da base do cone, O o
centro da base do cone, A o vértice do cone e D um
ponto sobre a fronteira do circulo da base.

I) Como o cone é equilatero, temos AD=2a

II) Pode se verificar que a situação envolvida (cone
eq. inscrito numa esfera) é gerada a partir da
revolução de um triangulo equilatero e um circulo em
torno de um eixo que passa por uma das alturas do
triangulo, no qual o triang. esta inscrito no circulo.
Considerando a fronteira deste circulo e o triangulo
eq. envolvido e utilizando areas temos que:
Area do triangulo eq.=(2a)^2.sqrt(3)/4 = (2a)^3/4.R
logo R=8a^3/4a^2.sqrt(3)=2a/sqrt(3) ou a=R.sqrt(3)/2

III) Logo:
Se 'abrirmos' o cone, temos que o angulo central será
de 2pia/2a=pi rad, logo a area lateral é metade da area
de um circulo de raio 2a, ou seja, Area lateral=pi.(2a)
^2/2=2pi.a^2=2pi.R^2.3/4=3pi.R^2/2 que é exatamente o
que vc colocou.

Bom, nao sei se ta certo, mas creio que so virando
politico para dar esse resultado   :-) ...

> Acabei de sair de uma prova no qual me deparei com a
questão :

> A área da superfície lateral de um cone equilátero
inscrito numa esfera de raio R é ?

> Gostaria de uma solução plausível para que o
resultado dê [ ( pi R.R sqrt(3) ) / 2 ] !

> ps. achei [ (  pi . 3.R.R ) / 2 ]
>

> obrigado!

Atenciosamente,

Engenharia Elétrica - UNESP Ilha Solteira
Osvaldo Mello Sponquiado
Usuário de GNU/Linux

AntiPop-up UOL - É grátis!
http://antipopup.uol.com.br/