[obm-l] Oi Pessoal!

Oi Pessoal!

Como é a primeira vez que participo desta lista, farei uma breve
apresentação sobre mim.  Tenho 22 anos e estou no oitavo período de
Engenharia Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Meu
conhecimento de matemática se resume ao conteúdo ministrado no ciclo básico
da faculdade (Cálculo e Álgebra Linear).  Tenho grande interesse de
continuar estudando, mas o problema é encontrar tempo e material adequado.
Acredito que a participação desta lista possa me servir de grande inspiração
para continuar meus estudos.

Tenho grande interesse por Física também.  Estou sempre lendo algum livro de
divulgação científica ou artigos técnicos que encontro na Internet.
Atualmente, estou lendo artigos sobre Teoria da Relatividade Geral, mas
tenho enfrentado grandes problemas para dominar a matemática necessária.
Ficaria muito grato se alguém pudesse me indicar um livro ou artigo na
Internet que trate de geometria Não-Euclidiana.

Para começar, envio este problema de lógica:

Numa certa comunidade mítica, os políticos sempre mentem e os não-políticos
falam sempre a verdade. Um estrangeiro encontra-se com três nativos e
pergunta ao primeiro deles se é um político. Este responde a pergunta. O
segundo nativo informa, então que o primeiro nativo negou ser um político.
Mas o terceiro nativo afirma que o primeiro nativo é realmente, um político.
Quais desses três nativos eram políticos?

Parece-me que há duas respostas possíveis, mas um amigo já me garantiu que o
problema tem solução.

Abraço a todos,

Flávio Ávila

http://messenger.msn.com.br