Re: [obm-l] determinantes

Tenho 18 e tô no seg. ano de Eng. Elétrica, vi a
importância dos números complexos pois estou cursando
Mat. Aplicada I, fundamental para Engenharia. Eles têm
inumeras aplicações para quantificar grandezas e
encontrar soluções em Elétrica;

(Pausa OFF TOPIC)
Hoje em dia a própria ONU admite como critério de
desenvolvimento a qualidade em Energia Elétrica e não
mais aqueles fatores como desnutrição, renda per
capita, distribuição de renda, mortalidade infantil,
(...), ou seja, matematica -> nºs complexo->engenharia-
>energia->desenvolvimento, seria uma das possíveis
modelagens das utilidades dos números complexos.
Fui

> Pegando um gancho:
>
> De todos os conceitos matematicos de Ensino Medio,
os unicos que ate agora eu
> nao vejo contextualizacao sao *determinantes* e
*numeros complexos*. Sei que
> ambos estao presentes na historia da criacao dos
computadores, por exemplo,
> mas nao consigo imaginar uma situacao-problema em
que seja necessario utilizar
> estes 2 conceitos. Todos os outros conceitos de
matematica de Ensino Medio sao
> facilmente contextualizados, mas estes 2 sao um
*estranho no ninho* da
> matematica de Ensino Medio. E para piorar, muitos
livros definem *determinante* como
> um numero associado a uma matriz (Grande definicao !
Ironicamente falando :-)

> Em uma mensagem de 25/5/2004 00:29:48 Hora padrão
leste da Am. Sul,

exata de determinante de uma

de saber se todas sao
é a certa e as outras sao
dessa 3...

é:
(nXn), com n >= 2, é igual
qualquer matriz triangular

algum lugar em que eu posso

uma matriz triangular B =
matematicamente e não

equiparáveis, então ambas possuem o
consegui demonstrar.

determinante foi no Gelson Iezzi
soma dos produtos dos
cofatores."

enviado para esta lista,
de todos os possíveis
elemento de cada linha e cada
elementos da matriz formam uma
positivamente e os demais,
permutação de primeira classe foi:
número de inversões é par"
permutação não aparecer na
No caso de a permutação
ordem crescente, uma inversão
maior antes de um menor. E se a
chamar o 1o elemento de a1 e o
simplesmente quando aparecer um

inversoes foram necessarias

abuso, gostaria de saber
fundamental de Laplace.

Atenciosamente,

Engenharia Elétrica - UNESP Ilha Solteira
Osvaldo Mello Sponquiado
Usuário de GNU/Linux

AntiPop-up UOL - É grátis!
http://antipopup.uol.com.br/