Re: [obm-l] Cone Sul

Title: Re: [obm-l] Cone Sul
Ates de mais nada, parabens a equipe brasileira, em especial ao Gabriel.

Sobre a reclamacao do Marcio, acho muito justa, mas ele tem que entender que a lista estava muita ocupada com os problemas dos prisioneiros e do aviao.

Vou tentar o primeiro, que me pareceu o mais facil.

Solucao semi-bracal:
1. Listamos os 22 quadrados de 3 algarismos, desde 100 = 10^2 ateh 961 = 31^2.
2. Eliminamos aqueles que tem algarismos repetidos, ficando com:
169, 196, 256, 289, 324, 361, 529, 576, 625, 729, 784, 841, 961
3. Eliminamos aqueles que contem dois algarismos pares, pois as permutacoes soh conterao no maximo 2 pimos. Ficamos com:
169, 196, 361, 529, 576, 625, 729, 961
4. Eliminamos aqueles que contem um algarismo par e um algarismo "5" (mesma razao). Ficamos com:
169, 196, 361, 729, 961
5. O enunciado fala em EXATAMENTE UM quadrado perfeito. Isso elimina 169, 196 e 961. Ficamos com:
361, 729.
6. 729 eh sempre multiplo de 9. Ficamos com:
361.

Logo, os algarismos sao 1, 3 e 6.
O unico quadrado perfeito eh 361 = 19^2.
Os unicos primos sao: 163, 613 e 631.

[]s,
Claudio.