RE: [obm-l] Sequencia de equacoes quadraticas

Oi Claudio e demais colegas
desta lista ... OBM-L,

Tudo Legal ?

Problema Bonito ! Vou dar uma ideia que talvez ajude ...

A equacao original e : X^2 + p1*X + q1 = 0.  Vou representa-la ligeiramente
modificada. Assim :
X^2 + p11*X + p12 = 0. Suas raizes serao : p21 e p22. Entao :

p21 + p22 = - p11
p21*p22 = p12

As proxima equacao sera : X^2 + p21*X + p22 = 0. Suas raizes serao p31 e
p32. Entao :
( Claramente existe uma questao de simetria a ser considerada aqui, mas nao
vamos nos perder
com estes detalhes, agora )

p31 + p32 = -p21
p31*p32 = p22

Agora, nos podemos voltar ... voltando ( segundo sistema no primeiro )  :

-(p31+p32) + p31*p32 = -p11
p31*p32(-p31-p32) = p12

p31*p32(p31*p32 + p11) = p12 => (p31*p32)^2 - p11*(p31*p320 - p12 = 0
Fazendo p31*p32 = Y, teremos :
Y^2  - p11*Y - p12 = 0

Considerando que o personagem "Joao" nao conhece variaveis complexas, a
equacao acima
nos permite dsicutir a terceira equacao ( o produto de suas raizes !) com
base nos parametros da equacao original ... E claramente que esta otica pode
ser repetida para N sistemas, ad infinitum.

Numa primeira aproximacao, acredito que se a informacao acima nao for
apoditica para esclarecer o problema, ao menos pode dar informacoes uteis
numa posterior investigacao. O problema e bonito,
e conforme a nossa tradicao olimpica e se coaduna com perfeicao ao espirito
que a preside, qual
seja, o de criatividade, de inconformidade perante a rotina e a
mediocridade.

Com os melhores votos
de Paz Profunda, sou
Paulo Santa Rita