Re: [obm-l] Mais casas de pombos

Uma cota inferior para N, provavelmente bem fraca, eh dada pelos numeros de
Fibonacci: {1,2,3,5,8,13,21,34,55,89,144,233,377,610,987,1597} eh um
subconjunto de {1,2,...,2004} em que cada par tem uma soma distinta.
Ou seja, N >= 17.

Eh facil ver que cada par de {1,2,3,5} tem uma soma distinta.
Agora adicione o 8 para obter {1,2,3,5,8}.
A menor soma da qual 8 participa eh 9 = 1 + 8.
Por outro lado, a maior soma que nao envolve 8 eh 8 = 3 + 5.
Logo, ao adicionar o 8 nao repetimos nenhuma soma.
O raciocinio (indutivo) eh analogo para cada novo numero de Fibonacci
adicionado.

*****

Como a + d = b + c <==> b - a = d - c, podemos raciocinar com diferencas ao
inves de somas. No caso, temos 2003 diferencas possiveis
(1 = 2-1 = ... = 2004-2003  ateh  2003 = 2004-1)

Alem disso, Binom(63,2) = 1953 < 2003 < 2016 = Binom(64,2).
Isso implica que se escolhermos 64 elementos de {1,2,...,2004}, teremos mais
pares do que diferencas possiveis.
Infelizmente, podemos ter dois pares da forma {a,b} e {b,c} com b-a = c-b, o
que contraria o enunciado.
Portanto, nao podemos concluir que N <= 64.

[]s,
Claudio.

on 11.05.04 17:48, João Gilberto Ponciano Pereira at jopereira@vesper.com.br