Re: [obm-l] estatística

on 07.05.04 18:17, edneiramaral@ig.com.br at edneiramaral@ig.com.br wrote:

> O problema é esse:
>
> Duas pessoas decidiram se encontrar em um determinado local entre 11 e 12
> horas. Combinou-se previamente que a primeira pessoa a chegar esperará no
> máximo 15 minutos pela outra. Ache a probabilidade de este encontro
> realizar-se neste intervalo, admitindo-se que os instantes de chegada de
> cada uma das pessoas provém do acaso.
>
> Já colocaram a resposta como 7/16 no grupo, mas não entendi como chegar nela
> (aliás, nem foi explicado). Me pareceu que o tempo foi dividido em
> intervalos de 15 minutos (daí o 16 no denominador: 4*4), mas o tempo não
> [...]
No intervalo de 1 hora entre 11 e 12 horas, sejam X e Y os instantes em que
cada um chega. Assim, X e Y sao U[0,1] e independentes.
Queremos o valor de Prob(|X - Y| <= 1/4)

Em outras palavras, queremos o valor da area da figura obtida pela
interseccao do interior do quadrado unitario [0,1]x[0,1] com o conjunto:
{(x,y) em r^2 | -1/4 <= x - y <= 1/4}.

Essa figura eh o hexagono cujos vertices sao os pontos (0,0), (1/4,0),
(1,3/4), (1,1), (3/4,1) e (0,1/4) e cuja area eh 7/16.

[]s,
Claudio.