Re: [obm-l] + 1 da sexta série...

Aproveito ensejo e apresento um bizarridade do nosso ensino (talvez
brasileiro). Apresentei a seguinte questao para pessoas com formacao:
- Economista formado pela PUC-SP
- Economista ultimo anista na PUC-SP
- Engenheiro 2 anista FEI-SP
- Engenheiro ultimo anista POLI-USP
- Mestrando em ciencias da compt unicamp

Tambem fiz a pergunta para um numero consideravel de pessoas que
considero de alguma forma instruidas, todas com mais ou menos 20 a 24
anos. Posso afirmar que essas pessoas (mais ou menos 20 pessoas) erraram
a questao que eu encontrei em um livro de sexta serie.

Seria interessante se os professores da lista passassem esse problema na
lousa e comentassem o resultado. Fico me perguntando qual seria o
posicionamento de um professor de universidade (ou muito menos, alunos
do primeiro colegial já deveriam ter a obrigacao de responder isso) ao
descobrir que seus alunos nao sabem ao menos resolver um problema de
proprocao.

O problema difere do problema apresentado pelo Steiner, basicamente
porque o do Steiner foi construido justamente para mexer com a nossa
intuição e esse é um simples conceito de proporcao.

Segue o problema:
"Se 45 operarios fazem uma obra em 16 dias, quantos operarios serao
necessarios para fazer a mesma obra em 12 dias?"

O interessante é que em minhas aulas particulares para alunos de sexta
seire, o indice de erro nessa questao é baixissimo. Humm por que será?
Será que é porque a "bitolinha" esta mais fresca na memoria?
O que dizem os educadores da lista a respeito disso?

--
Niski - http://www.linux.ime.usp.br/~niski

[upon losing the use of his right eye]
"Now I will have less distraction"