Re: [obm-l] DUVIDA - Primo

Acho que isso nao tem nada a ver com o problema original...
Se ce quer provar que existem infinitos primos, tem varios modos. O mais legal e :prove elementarmente que a soma dos inversos dos primos diverge.Ou reformulando em linguagem mais comum:

Seja p(t) o t-esimo primo positivo.
Seja S(t)=somatorio [1<=x<=t] (1/p(x)).
Prove que para todo numero real M existe t natural (grande o bastante, como ja era de se supor...) tal que S(t+x)>M para todo x inteiro nao-negativo.

Va em frente e divirta-se!
Ass.:Johann
Thiago Ferraiol <dizzy_mateca@yahoo.com.br> wrote:
"uma outra interessante eh provar que se m e n sao inteiros positivos
distintos, entao os numeros 2^(2^m) + 1 e 2^(2^n) + 1 sao primos entre si)"...

Legal o problema... outro interessante é mostrar que se 2^n+1 é primo, então n é potencia de 2!!!!

Aguém tem alguma idéia!???

Claudio Buffara <claudio.buffara@terra.com.br> wrote:
on 24.04.04 22:55, fabio@dias.moreira.nom.br at fabio@dias.moreira.nom.br
wrote:

> Note que isto equivale a provar que o conjunto das diferenças p(n+1)-p(n)
> contém números arbitrariamente grandes, i.e. para todo N natural, existem
> N naturais compostos consecutivos.
>
> []s,

Pegando um gancho na ideia do Fabio: um conjunto de inteiros positivos eh
infinito se e somente se eh ilimitado. Assim, dado um inteiro positivo n
qualquer, precisamos mostrar que existem primos consecutivos p e q tais que
q - p > n.

Por exemplo, sejam:
p = maior primo que eh menor do que (n+1)! + 2;
q = menor primo que eh maior do que (n+1)! + (n+1).
Como (n+1)! + 2, (n+1)! + 3, ..., (n+1)! + (n+1) sao n numeros compostos
consecutivos, temos que q - p > n e que, se p < m < q, entao m eh composto.

Pra essa ideia funcionar, eh preciso que exista uma infinidade de primos,
mas isso pode ser provado independentemente (alem da demonstracao
ultra-tradicional de Euclides, a qual jah foi amplamente discutida aqui na
lista, uma outra interessante eh provar que se m e n sao inteiros positivos
distintos, entao os numeros 2^(2^m) + 1 e 2^(2^n) + 1 sao primos entre si)

[]s,
Claudio.

Yahoo! Messenger - Fale com seus amigos online. Instale agora!

TRANSIRE SVVM PECTVS MVNDOQVE POTIRI

CONGREGATI EX TOTO ORBE MATHEMATICI OB SCRIPTA INSIGNIA TRIBVERE

Fields Medal(John Charles Fields)

Yahoo! Messenger - Fale com seus amigos online. Instale agora!