Re: [obm-l] Integrais

Prezado senhor Cláudio,

eu li a referida mensagem.
A minha questão tratava de uma curiosidade que me foi despertada ao tentar resolver aquela integral. Deve-se haver um modo de calcular aquilo que vos passei.
Uma das belezas da matemática consiste em resolver o mesmo problema de diversas maneiras.
Talvez você esteja pensando que é tolice pensar dessa maneira, mas não sou partidário dessa opinião.
Se você não consegue - ou não quer - resolvê-la, deixe-a para outros resolverem, não há razão para se preocupar.
Não tenho culpa de estar querendo aprender !
Deve-se haver um modo de calcular essa integral, sem ser com o método que o Dr. Morgado e o Sr. Benedito me mandaram...Eis que estou à procura.
Agradeço pelo artifício por eles enviado, entranto, se eu os desconhecesse, o que eu faria, não resolveria?
Um solução é importante, mas não suficiente, ao menos para mim.
Se a sua capacidade elevada de resolução de problemas é como o é, deve ser por que um dia você quis aprender e teve alguém para ensinar, pelo menos o essencial.
Agora eu não sou de abandonar os problemas que me aparecessem pelo caminho, se eu estou o desafiando, irei até resolvê-lo!
Se não posso estar com visões diferentes, me desculpe.
E a você, desconsidere meus pedidos de auxílio; ajude pessoas de nível matemático igual ao seu. Aliás, da maneira como se comporta, creio que estás no lugar errado, deveria trabalhar com super-dotados, não com pessoas comuns que querem aprender matemática.
Pense a respeito.

Claudio Buffara <claudio.buffara@terra.com.br> wrote:
Cara, voce tem que ler as mensagens da lista! Tanto o Morgado quanto o Benedito te deram dicas de como calcular a area da hipocicloide - e ha 2 dias atras.

Eh por isso que os professores e alunos olimpicos estao desistindo da lista. O nivel dos problemas nao para de cair e, agora, pra piorar, as pessoas nao estao nem mais lendo as mensagens...

[]s e protestos,
Claudio.

on 23.04.04 09:14, Alan Pellejero at mathhawk2003@yahoo.com.br wrote:

pessoal, me enrolei todo nessa aqui...

/

| [a^(2/3) - x^(2/3)]^(3/2) dx

/

o intervalo a considerar é de -a, a ( definida)

Obrigado!
Alan Pellejero

Yahoo! Messenger - Fale com seus amigos online. Instale agora!

Yahoo! Messenger - Fale com seus amigos online. Instale agora!