Re: [obm-l] Contradicao X Contraposicao

Desculpe a confusao!
O que eu quis dizer eh que hah dois modos indiretos de
se provar afirmacoes. Contradiacao e Contraposicao.

Contradicao: Vc eh um advogado e quer provar que seu
cliente naum eh o assassino. Aih vc diz para o juri:
Admitamos que meu cliente seja o assassino. Mas o
crime foi cometido aas 17 horas no centro de Porto
Alegre e, naquele mesmo momento, o  meu cliente foi
visto na praia de Ipanema, no Rio. Logo, deduzimos que
meu cliente tem o dom de estar em 2 lugares difrentes
ao mesmo tempo, o que eh uma contradicao, pois nenhum
ser humano tem tal dom. A hipotese de que meu cliente
seja o assassino eh portanto falsa.

Contraposicao: Voce estah muito chateado porque seu
amigo lhe deve R$10000 e naum paga. Vc reclama e ele
lhe garante que ira fazer uma transferencia para sua
conta ainda hoje. Na manha seguinte vc consulta o
extrato de sua conta e ve que nada foi depositado. Vc
liga para o seu amigo e esbraveja porque ele nao fez o
deposito.  Racicinio contrapositivo: Se ele tivesse
depositado, o valor apareceria no seu extrato; como o
valor naum aparece, ele nao depositou. Relacao de
causa e efeito. (estou excluindo a possibilidade de
que ele tenha feito o deposito e seu banco tenha
errado no seu extrato).

Artur