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[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Farpas, Problemas e Forma ção



Para contribuir com as estatisticas do Claudio, eu sou Engenheiro
Eletricista, formado pela  Universidade Catolica de Petropolis (uma cidade
serrana do estado do Rio, hoje muito desfigurada), e com mestrado pelo INPE
(SJ Campos, SP) em Analise de Sistemas e Aplicacoes (fundamentalmente,
tecnicas de Pesquisa Operacional). No INPE fui, no final da decada de 70,
professor de Programacao Linear (fundamentalmente o Metodo Simplex, de
George Dantzig, ainda hoje em uso, embora haja algoritmos baseados em
tecnicas de ponto interior) e de algumas tecnicas de Pesquisa Operacional,
como Programacao Dinamica Estocastica.
Pesquisa Operacional baseia-se fundamentalmente em Matematica, mas naum se
entram nos detalhes que se abordam nesta lista de amantes da Matematica.
  
Hah 26 anos trabalho com enegia eletrica, na area de planejamento, ou seja,
na busca de solucoes que permitam expandir nosso sistema com confiabilidade
e minimo custo para a sociedade. A maioria dos modelos que utilizamos usam
tecnicas de simulacao e de programacao dinamica estocastica.

Estudo Matematica porque realmente gosto. Infelizmente, apenas na medida do
permitido pelo tempo.

Naum sei qual eh a formacao do Rafael, mas ele certamente a exerce com muito
orgulho e amor! E competencia.
Artur


--------- Mensagem Original --------
De: obm-l@mat.puc-rio.br
Para: "obm-l@mat.puc-rio.br" <obm-l@mat.puc-rio.br>
Assunto: Re: [obm-l] Re: [obm-l] Farpas, Problemas e Forma ção
Data: 16/04/04 14:02

Oi, Rafael:

A sua formação não me é significativa de forma alguma e se você não quiser
falar a respeito, não tem problema nenhum. Não se toca mais nesse assunto.

Eu apenas estou curioso quanto à demografia da lista obm-l, ou seja, se os
participantes são alunos, professores, pesquisadores ou apenas amadores (que
é o meu caso). De fato, através da lista eu passei a conhecer várias pessas
muito legais e que, assim como eu, gostam de matemática. Entre elas, estão
alguns professores. Pelo tom um tanto quanto professoral das suas mensagens,
eu imaginei que você pudesse lecionar em alguma escola. Assim, nada mais
natural do que perguntar sobre sua formação. Mas, pra evitar qualquer
mal-entendido, retiro a pergunta.

[]s,
Claudio.

on 16.04.04 10:07, Rafael at cyberhelp@bol.com.br wrote:

> Cláudio,
> 
> Concordo com a sua mensagem até a parte que me diz respeito. Em nenhum
> momento, pretendi esconder a minha formação, mas também não pensei que a
> minha lhe era tão significativa, ou que a minha e a sua fossem assunto
para
> e-mails nesta lista. Além disso, se os mal-entendidos surgem, certamente
não
> são intencionais e são contornáveis, tanto que já estão desfeitos.
> 
> 
> Um abraço,
> 
> Rafael de A. Sampaio
> 
> 
> 
> 
> ----- Original Message -----
> From: claudio.buffara
> To: obm-l
> Sent: Friday, April 16, 2004 9:23 AM
> Subject: [obm-l] Farpas, Problemas e Formação
> 
> 
> Pessoal:
> 
> Vamos parar com essas trocas de farpas, as quais, além de desagradáveis e
> off-topic, são contra-producentes. Muito melhor é concentrarmos a nossa
> energia na resolução dos problemas ainda em aberto na lista, tais como,
por
> exemplo, o que o Danilo mandou há alguns dias:
> 
> Exiba uma função f:[0,+infinito) -> R, de classe C^1 (ou seja, com
derivada
> contínua) e tal que qundo t tende a +infinito, f''(t) + (f'(t))^2 tende
> a -infinito.
> (Danilo: por favor me corrija se o enunciado estiver errado)
> 
> Além desse, eu tenho um outro de combinatória em duas partes:
> Parte 1: Prove que, se escolhermos quaisquer 90 elementos distintos do
> conjunto {1,2,3,...,2004}, existirão quatro elementos distintos, dentre os
> 90 escolhidos, tais que a soma de dois deles é igual à soma dos outros
dois.
> 
> Parte 2: Determine o menor N tal que, se escolhermos quaisquer N elementos
> distintos do conjunto {1,2,3,...,2004}, existirão quatro elementos
> distintos, dentre os N escolhidos, tais que a soma de dois deles é igual à
> soma dos outros dois.
> 
> Em tese, existe também uma parte 3, que é igual à parte 2, mas com o
> conjunto sendo {1,2,...,M}.
> 
> A parte 1 eu consegui fazer, mas gostaria de ver soluções diferentes da
> minha, pois uma dessas talvez possa ser generalizada para se resolver a
> parte 2, que eu não consegui fazer.
> 
> ****
> 
> No mais, não vejo razão para se esconder a própria formação, como o Rafael
> parece estar fazendo. Por exemplo, eu sou formado em engenharia elétrica
> (ênfase em sistemas) pela PUC-RJ e estudo matemática por conta própria
> porque gosto. Hoje em dia estou fazendo dois cursos no IME-USP como
> ouvinte - Análise Real e Álgebra III, que consiste de teoria dos corpos e
> teoria de Galois.
> 
> []s,
> Claudio.
> 
> 


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Instruções para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.html
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