De: obm-l@mat.puc-rio.br
Para: "obm-l@mat.puc-rio.br" <obm-l@mat.puc-rio.br>
Assunto: [obm-l] Problema de Cálculo
Data: 16/04/04 13:55

Pessoal, este tá me dando dor de cabeça. Alguém pode me dar um caminho?

Suponha que a temperatura em graus Celsius em um ponto (x, y) no plano xy
seja T(x, y) = x*sen(2y) e que a distância no plano xy seja medida em
metros. Uma partícula está se movendo no sentido horário ao redor da
circunferência de raio 1m, centrada na orgem a uma taxa constante de 2 m/s.

a) Qual a velocidade da variação de temperatura 'sentida' pela partícula em
graus Celius por metro, no ponto P(1/2, sqrt(3)/2)?

b) Qual é a velocidade da variação de temperatura sentida pela partícula em
graus Celsius por segundo em P?

Pensei em parametrizar a função pro círculo, colocando x = cos(t) e y =
sen(t). Mas tenho muita idéia do que fazer com a velocidade da partícula...
Agradeço qualquer ajuda.

Henrique.

OPEN Internet
@ Primeiro provedor do DF com anti-vírus no servidor de e-mails @