Re: [obm-l] trigonometria

Seja ABC um triângulo retângulo em A e M o ponto médio de AC. BC = 2sqrt(13), AB = c e AM = MC = b.
Seu problema consiste em encontrar c e 2b sabendo que BM = 5.
Usando o teorema de pitagoras nos triângulos ABC e ABM, temos:
4b²+c²=52
b²+c²=25

Subtraindo as equações vc tem b = 3, e c = 4.

A resposta é tan B = 3/2 e tan C = 2/3

[]'s MP

P.S. Eu tive que me inscrever novamente para a lista com outro e-mail. O e-mail que eu usava anteriormente era mparaujo@ajato.com.br (que continua comigo mas não sei porque não recebe mais os e-mails da lista embora eu tenha enviado o e-mail que o Nicolau havia pedido há algum tempo)