[obm-l] Re: [obm-l] Funções

Como se não bastasse errar o enunciado para o caso de f ser não-crescente, como bem observou o Marcio, eu tambem troquei as bolas na dica que dei.

Sem dúvida, você deve considerar o supremo do conjunto:
S = {x em [a,b] | f(x) > x}.
Se f(a) = a ou f(b) = b, então acabou.
Caso contrário, teremos f(a) > a ==> a pertence a S ==> S <> vazio
Além disso, f(b) < b ==> b é cota superior de S ==> S tem um supremo s.

Se f(s) > s, então s pertence a S e, além disso,  f(f(s)) >= f(s), pois f é não-decrescente. Logo f(s) pertence a S.
Mas s é o supremo de S, o que implica que f(s) <= s ==>
contradição ==>
f(s) <= s (*).

Se f(s) < s, então s não pertence a S.
Como f é não decrescente, teremos f(f(s)) <= f(s), o que implica que f(s) também não pertence a S.
Como s é supremo de S, deve haver algum x pertencente a S tal que f(s) < x < s.
Usando mais uma vez o fato de f ser não-decrescente, teremos:
x não pertence a S ==>
contradição ==>

(*) e (**) implicam que f(s) = s ==>
f tem um ponto fixo em [a,b].