RE: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Dúvida persistente!!!

Sai na geometria mas da umas contas chatas.

na primeira figura:
-----------------------
(area em amarelo)  = (area do circulo menor) - 2*(area em verde)

(area em vermelho) = (area do quadrado) -
1/4*{(area do circulo maior) + [(area do quadrado)-(area circulo menor)]} -
(area em verde)
-----------------------

na segunda figura:
-----------------------
(area em laranja) = (setor circular PBQ) - 2*(triangulo PBO - area em azul)
(area em verde) = (setor circular POQ) - (area em laranja)
----------------------

Como todos os lados do triangulo sao conhecidos (em funcao do lado do
quadrado).  Agulos e areas sao questao de braco.

A descricao da figura 2 vc encontra no link

http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.200310/msg00574.html

em uma menssagem do grande Claudio BUffara que ainda teve paciencia
montruosa de me explicar em off o problema.

Em meu email anterior eu tinha feito confusao e atribuido a mensagem do link
acima a outro fera, o Paulo Santa Rita que mandou uma mensagem sobre "lua
algebrica", que tb vale a pena conferir.
E' muito genio pra keep track.

Valeu Super Buffara!

[]s,
Auggy

>From: "Rafael" <cyberhelp@bol.com.br>
>To: "OBM-L" <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Dúvida persistente!!!
>Date: Tue, 13 Apr 2004 03:20:58 -0300
>
>Eu desisto...
>
>Tentei encontrar uma solução simples, como pedia o Eduardo, mas a melhor
>forma que vejo agora é calcular, por integral, a área verde e só depois
>encontrar a área amarela.
>
>Minha idéia é pôr a circunferência de centro A na origem do sistema de
>coordenadas; o lado do quadrado não será mais x, e sim R; a equação da
> [...]

FREE pop-up blocking with the new MSN Toolbar – get it now!
http://toolbar.msn.com/go/onm00200415ave/direct/01/

FigColor.gif

lua.gif