[obm-l] Re: [obm-l] Dúvida persistente!!!

Eduardo,

Esse exercício é facilitado se você fizer algumas construções.

Primeiramente, vamos subtrair a área de um setor de 90° e raio x da área do
quadrado ABCD:

S1 = x^2 - (Pi * x^2)/4 = x^2 * (1 - Pi/4)

Depois disso, ligue o centro da circunferência inscrita no quadrado ao ponto
médio de dois lados adjacentes do quadrado; construiremos um quadrado de
lado x/2. Da área deste quadrado subtraímos a área de um setor de 90° e raio
x/2:

S2 = (x/2)^2 - (Pi * (x/2)^2)/4 = x^2  * (1 - Pi/4) / 4

Pronto! A área que procuramos é:

S = x^2 - 2 * S1 - 2 * S2 = x^2 - 2 * (S1 - S2)
S = x^2 - 2 * (3/4 * x^2 * (1 - Pi/4))
S = x^2 - 3/2 * x^2 * (1 - Pi/4)
S = x^2 * (1 - 3/2 * (1 - Pi/4)
S = x^2 * (1 - 3/2 + 3*Pi/8)