Re: [obm-l] Duvida de Função!

Questoes vestibulosas são mais bem vindas no newsgroup da u-br. POR
FAVOR, se informe lá e poste suas outras questoes do tipo lá.
Visite http://u-br.tk

seja p o preço do ingresso
e n o numero médio de pessoas que vao assistir o concerto.

Sabemos que se p = 9000, n = 300
e que se p = 8000 , n = 400
é facil perceber que o numero de pessoas varia linearmente com o preço
A variacao linear é justamente a inclinacao da reta que representa a
funcao p(n). Assim a inclinação é 1000/-100 = -10 e portanto
p(n) - 9000 = -10(n - 300)
p(n) = -10n + 12000

A receita é dada por
R = n*p
mas p = -10n + 12000 assim
R = n*(-10n + 12000)
R = -10n^2 + 12000n

Que é uma parabola que adimite valor maximo no vertice que tem ordenada
n* = -b/2a
n* = 600, ou seja essa é a resposta e a receita maxima é

R* = -10*(600)^2 + 12000*(600)
R* = 3600000

--
Niski - http://www.linux.ime.usp.br/~niski