Re: [obm-l] Geometria

Artur,

Antes de resolver os problemas que você propôs, devo elogiá-lo pelo bom
gosto, pois eles são realmente muito *bonitinhos*! ;-)

Pela figura 1, se o ponto P estiver mais próximo de M ou N, então RS não
será mais tangente a C.  Assim, P é único para as condições do problema, tal
que o triângulo ARS é semelhante ao ABC (AA~) e 2p/2P = k, sendo 2p o
perímetro do triângulo ARS, 2P o perímetro do triângulo ABC e k a razão de
semelhança. (Espero que isso seja suficiente para mostrar o que o problema
pede.)

Sobre o problema 2 e pela figura 2, sabemos que:

2R1 = 2R2 + 2R3 <==> R1 = R2 + R3

Assim, C1T = R2 - R3.

Ligando C1 a uma das extremidades do segmento t, pelo Teorema de Pitágoras,
teremos:

(R2 - R3)^2 + (t/2)^2 = R1^2 = (R2 + R3)^2
-2 * R2 * R3 + t^2/4 = 2 * R2 * R3
2 * R2 * R3 = t^2/8

A área S será dada por:

S = Pi * R1^2 - Pi * R2^2 - Pi * R3^2