Re: [obm-l] Um limite meio chato

on 01.04.04 02:19, Ricardo Bittencourt at ricbit@700km.com.br wrote:

> Fiz o teste no matlab. Os resultados não foram exatos,
> mas eu não sei dizer se é erro de aproximação do programa
> ou se o polinômio é aproximado mesmo. Polyfit no matlab implementa
> os mínimos quadrados:

Eu nao conheco o Matlab. Isso quer dizer que voce criou uma "amostra" de
20001 vetores (xx,sen(xx)) com xx variando de -1/100 a 1/100 em intervalos
de 1/10^6?

>>> yy=sin(xx);
>
> ans =
>
> -0.1667    0.0000    1.0000   -0.0000

> ans =
>
> 0.0083   -0.0000   -0.1667    0.0000    1.0000    0.0000

Entao, deixe-me reformular:

Ao fazer a aproximacao de sen(x) por um polinomio de grau m no intervalo
[-a,a] (a > 0) via minimos quadrados, a partir de uma amostra de n pontos
igualmente espacados, o que eu acho que acontece eh o seguinte: quando n ->
infinito, os coeficientes do polinomio tendem aos coeficientes
correspondentes dos termos de grau <= m da serie de Taylor de sen(x) em
torno de x = 0. Alias, acho que isso vale pra qualquer funcao infinitamente
diferenciavel e nao apenas sen(x).

Por outro lado, para todo n finito, acho que os coeficientes do polinomio
soh serao exatamente iguais aos da serie de Taylor da funcao se esta for uma
funcao polinomial, apesar de se aproximarem destes a medida que n cresce.

Verifique os coeficientes acima com precisao grande o suficiente e acho que
voce vai ver que eles nao sao exatamente iguais a 1/120, 0, -1/6, 0, 1, 0,
mas com certeza devem ser proximos o suficiente para 99% das aplicacaoes
praticas.

Eu digo isso porque tem um teorema que diz que se uma sequencia de
polinomios definidos num intervalo fechado tende a um limite que nao eh uma
funcao polinomial, entao o grau dos polinomios da sequencia tende a
infinito.

[]s,
Claudio.