Re: [obm-l] Equaçoes irracionaiis

Vale a mesma observacao sobre questões tipo vestibulares que eu fiz na
outra mensagem.

Para raiz quadrada use sqrt(x) ou x^(1/2)
E divisão voce acabou de ver.

Vou supor que voce queira resolver a equação no dominio dos Reais apenas.

sqrt(x^2 + 9) - (15/sqrt(x^2 + 9)) = 2

Batize sqrt(x^2 + 9) de t.
Assim
t - 15/t = 2
Multiplique ambos os lados da igualdade por t.

t^2 - 15 = 2t
t^2 - 2t - 15 = 0

Resolva esta equacao de segundo grau em funcao de t e voce obterá as raizes
t = -3 ou t = 5
Mas t = sqrt(x^2 + 9) > 0
Assim t = -3 não convem
tomemos então