Re: [obm-l] Números complexos como matriz

 --- Claudio Buffara
<claudio.buffara@terra.com.br> escreveu: > on
18.03.04 14:25, Johann Peter Gustav Lejeune
> Dirichlet at
> peterdirichlet2002@yahoo.com.br wrote:
>
> Neste caso I e a identidade, certo?
> Sim.
>
> Assim sendo, fazendo essa coisa classica, fica
> algo como
> (a+bi)^1999=1999.Podemos tentar escrever na
> forma trigonometrica, levando
> alguns fatos em conta...
> Que fatos?

Por exemplo, o modulo do complexo e
(1999)^(1/1999).Agora se a+bi=r*e^(it),
r=(a^2+b^2)^(1/2), podemos continuar a conta e
tornar a questao trivial...

> Alias,
> 1)O que e OMMS?
> Olimpiada de Matematica de Muricapeba da Serra.
>
> 2)Como e que se escreve a forma trigonometrica
> de uma matriz?
> Se:
> a + bi = R*(cos(t) + i*sen(t))
> entao:
> a   -b   =  R*cos(t)  -R*sen(t)
> b    a        R*sen(t)  R*cos(t)
>
> Engracado que voce tenha se interessado pelo
> problema e o nao o Rafael, jah
> que foi ele que originou toda a discussao...

Na verdade eu ja tinha visto algo parecido antes
quando era necessario saber quais naturais eram
expressiveis como soma de n quadrados.Para n=2
podemos usar esse fato e um pouco de TN para
achar os cabras...E uma forma modificada de
inteiros de Gauss, por assim dizer.

E tambem da para modificar um pouco e usar
quaternions para verificar o caso n=4.

=====

http://br.yahoo.com/info/mail.html