Re: [obm-l] Indecidibilidade -PARTE I

è muito mais facil compreender esse problema pela
otica do teorema da parada das maquinas de Turing, ja
que uma prova,nada mais é que mu algoritmo.Uma boa
explanaçao sobre isso pode ser vista em:

http://en.wikipedia.org/wiki/Halt_problem

A proposiçao indecidivel nada mais é que a funçao
trouble , que é um algoritmo.Em teoria da computaçao,
se trabalha com problemas de decisao.Problemas de
decisao sao aqueles cuja PERGUNTA crucial é se uma
dada entrada pertence ou não(é soluçao) a uma dada
linguagem.Voce fornece uma entrada para a maquina e
ela diz se aquela entrada pertence ou nao a linguagem.
Todos os problemas podem ser reduzidos a um problema
de decisao.Voce poderia transformar o problema do
calculo de uma integral,perguntando somente se uma
dada entrada é integral de uma dada funçao ou
não.Perceba a diferença, nao há o desenvolvimento  ate
se achar a resposta, simplesmente fornece-se uma
suposta resposta e pergunta-se se é integral ou não.

Linguagens DECIDIVEIS sao as linguagens interpretadas
pela maquina de Turing que dizem sim e param se a
entrada pertence a linguagem , e dizem nao e param se
a entrada nao pertence a linguagem.O importante aqui é
que elas sempre PARAM,num tempo finito, nem que leve a
idade do universo para parar.
Linguagens SEMIDECIDIVEIS é o mesmo conceito da
DECIDIVEL com o diferencial que , se a entrada não
pertence a linguagem, entra em loop infinito, ou seja,
NAO PARA.Seria como entrar com uma soluçao falsa para
a integral e a maquina entrar em loop infinito, isso
só aconteceria se as linguagens das integrais fossem
semidecidiveis.Existem problemas assim???Se DECIDIVEIS
= SEMIDECIDIVEIS nao existem coisas do tipo.O conceito
de Indecidivel, nao é o caso em que nao para nós casos
em que a entrada pertence ou nao,simplesmente
refere-se a algo que nao dá para fazer.

O que nao se sabia era se DECIDIVEIS = SEMIDECIDIVEIS,
que foi a contribuiçao da ideia de Turing.Bem para se
provar isto basta que provar que DECIDIVEIS esta
contido nos SEMIDECIDIVEIS E QUE SEMIDECIDIVEIS esta
contido nos DECIDIVEIS => DECIDIVEIS = SEMIDECIDIVEIS.
Para provar a primeira, basta pegar uma maquina que le
uma linguagem decidivel qualquer e fazer uma
modificação, quando a entrada nao pertencer a
linguagem,faça ela entrar em loop,assim reduzir ela a
uma semidecidivel,que é o suficiente.Portanto
DECIDIVEIS esta contido nos SEMIDECIDIVEIS.

Para provar a segunda , teriamos que arrumar um
mecanismo de reduzir um problema SEMIDECIDIVEL a um
problema DECIDIVEL.Como????Ai é que entra o pulo do
gato, fica para a parte II.

Ate mais.

--- ronaldogandhi@ig.com.br escreveu: > >Desculpe, mas
acho que esta sua explicação do que é

http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.200008/msg00240.html

> [...]
> nem em ZFC, existe algum outro sistema no qual
> ela seja demonstrável?
>    Ou teríamos que considerá-la verdadeira (axioma)
> e construir outro sistema a partir dela?
>     Desculpe se isto estiver indo meio off-topic...
> ou dizendo bobagens. Eu realmente tenho  muitas
> dúvidas...

> trabalhoso.
>
>    Vou dar uma olhada no livro de Gödel para tentar
> entender como isso é feito...  parece interessante.
>
> []s
>   Ronaldo L. Alonso

> Voce quer um iGMail protegido contra vírus e spams?

Yahoo! Mail - O melhor e-mail do Brasil! Abra sua conta agora:
http://br.yahoo.com/info/mail.html