Re: [obm-l] Porisma de Poncelet

On Mon, Mar 15, 2004 at 07:45:46PM -0300, Claudio Buffara wrote:
> Eu ouvi falar que, durante a semana olimpica, o Luciano demonstrou o porisma
> de Poncelet de uma forma elementar. Essa informacao procede? E, em caso
> afirmativo, foi o porisma geral ou apenas o caso de um triangulo inscrito
> num circulo e circunscrito a outro?
>
> Se foi o caso geral, eu gostaria muito de ver a demonstracao.

Não sei nada sobre a aula do Luciano. Eu sei que existem demonstrações
elementares e não muito difíceis do caso n=3. É bem claro que também
existem demonstrações elementares mais longas para qualquer n dado
mas tanto quanto eu saiba não existe nenhuma demonstração realmente
elementar do caso geral. Se o Luciano deu *alguma* demonstração do caso
geral na semana olímpica eu também gostaria muito de ver.

[]s, N.