[obm-l] Enc: RE: DÚVIDA CRÔNICA!

----- Mensagem encaminhada de Ralph Teixeira <RALPH@fgv.br> -----
    Data: Wed, 10 Mar 2004 22:22:53 -0300
      De: Ralph Teixeira <RALPH@fgv.br>
Reponder para: Ralph Teixeira <RALPH@fgv.br>
 Assunto: RE: DÚVIDA CRÔNICA!
    Para: jorgeluis@edu.unifor.br

 Correto (supondo que os dados sao justos e independentes entre si).

Se X eh o resultado do primeiro dado e Y o do segundo (com S=X+Y sendo a soma),
temos:

Pr(S=10) = 3/36 = 1/12
mas
Pr(S=10 | X=5) = Pr(Y=5) = 1/6 (o dobro da anterior)
Pr(S=10 | X<>5) = 2/30 = 1/15
isto eh, antes de apostar no 10, eu gostaria de saber se o primeiro deu 5 ou
nao. O primeiro dado dar 5 aumenta a chance da soma dar 10 de 1/12 para 1/6.

porem

Pr(S=7) = 6/36 = 1/6
Pr(S=7 | X=5) = Pr(Y=2) = 1/6
Pr(S=7 | X<>5) = 5/30 = 1/6
entao uma espiadela no primeiro dado nao ajuda em nada se eu estou preocupado
em saber se a soma deu 7 ou nao.

Abraco,
        Ralph

P.S.: Voce conhece a lista de olimpiadas de matematica? Estas perguntas caem
bem lah. Veja