[obm-l] Re: [obm-l] OLIMPÍADA CEARENSE!

 Eu fiz essa prova! Eu acho....

  Observe o seguinte: os números 2, 4, 8, 16 e 32 devem estar em caixas
distintas, pois senão a condição do mdc não seria satisfeita. Então temos
um total de caixas maior ou igual a 5. Agora basta mostrar um exemplo com
5 caixas. Acho que colocando os números 2^i, 2^i + 1, ..., 2^(i+1) - 1 na
caixa i dá certo. Quer dizer:
Caixa 1 -> 2, 3;
Caixa 2 -> 4, 5, 6, 7;
Caixa 3 -> 8 a 15;
Caixa 4 -> 16 a 31;
Caixa 5 -> 32 a 51.
 De fato, se a, b estão na mesma caixa, por exemplo na 3,  e d=mdc(a, b)
, então d|(b-a) < 8, de modo que d não está nessa caixa. Em geral, se a,
b pertencem à caixa i, então d <= b-a < 2^i => d não pertence à caixa i.

Até mais,

 Yuri