[obm-l] Re: COMISSÃO DE FRENTE!(novo problema e solução)

	Para visualizar melhor o problema coloquemos o
circulo no plano cartesiano.Obedecendo a equação x^2+y^2=1
	Não há problema algum se fixarmos o ponto(1,0)
como sendo sempre um dos pontos escolhidos, chamando-o de
A. Podemos notar que se escolhermos um outro ponto
qualquer B a probabilidade que tem-se de que um terceiro
ponto C esteja entre A e B será (2*pi*r-AB)/2*pi*r, sendo
AB o menor arco compreendido entre os pontos A e B. E
calcular essa probabilidade para todos os pontos da
circunferencia possiveis para B será o mesmo que calcular
apenas a probabilidade para o ponto (0,-1) ou para o
ponto(0,1), que é 3/4.
	Proponho agora um problema bem mais geral e
complicado : escolhendo ao acaso N pontos em uma
circunferencia** de D dimensões qual a probabilidade de
que estes pontos esteja em uma "meia-circunferencia" ?
**Nota: uso a palavra circunferencia porque me refiro
apenas a "casca" da esfera.

Adenilson Junior
Fortaleza-CE

On Mon, Feb 23, 2004 at 10:54:54PM -0300, jorgeluis@edu.unifor.br wrote:
> Três pontos são selecionados aleatóriamente numa circunferência de raio
> unitário. Encontre a probabilidade de esses pontos pertencerem a uma mesma
> semicircunferência.

Voce quer um iGMail protegido contra vírus e spams?
Clique aqui: http://www.igmailseguro.ig.com.br
Ofertas imperdíveis! Link: http://www.americanas.com.br/ig/