Re: [obm-l] Vunesp - "Questao Duvidosa"

O problema e que o enunciado nao nao diz que Ana tem 45 votos... diz que ela
tem 1/4 dos votos, sem especificar se esse 1/4 e 1/4 de todos os votos
possiveis (180) ou de todos os votos apurados ate o momento.  Acho que a
segunda interpretacao e mais comum e com certeza essa questao e mais um
exemplo de questao mal redigida.  Outro ponto e que nao deixar de votar nao
e o mesmo que votar pra um dos candidatos... e se Ana tem 45, Paulo 72 e 6
votos foram em branco...so faltariam 57 votos e a resposta seria 30 (C).

>From: "Domingos Jr." <dopikas@uol.com.br>
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: Re: [obm-l] Vunesp - "Questao Duvidosa"
>Date: Mon, 9 Feb 2004 13:53:09 -0300
>
>1 - Uma turma com 180 formandos esta elegendo o orador oficial atraves de
>uma votação. Os candidatos são Ana e Paulo. No momento, Ana possui 1/4 dos
>votos e Paulo 2/5. Se todos os votos restantes forem para Ana, e se nenhum
>formando deixar de votar, então ela sera eleita com uma quantidade de votos
>a mais que Paulo igual a?
>
>A) 24
>B) 28
> [...]

Check out the great features of the new MSN 9 Dial-up, with the MSN Dial-up
Accelerator. http://click.atdmt.com/AVE/go/onm00200361ave/direct/01/