Re: [obm-l] oi

Tarcio,

Se um capital C rende juros simples j após um tempo t aplicado a uma taxa de i%, então:

C - j = 8 763,00
C - Cit = 8 763,00
C - C*6/100*18/12 = 8 763,00
0,91C = 8 763,00
C = 9 629,67

Com rigor, o valor obtido é superior ao das alternativas C, D e E, mas inferior ao das alternativas A e B. Estranhamente, nada se disse sobre dever-se considerar um valor próximo ou algo assim...

Quanto ao segundo problema,

10C = j
10C = Cit <=> i = 10/t
i = 10/(7*12)