Re: [obm-l] EXTREMAMENTE DIFICIL!!!

On Sun, Feb 01, 2004 at 10:47:01PM -0200, juninhotudo@ig.com.br wrote:
> Nicolau, dava pra você nos enviar os lances ? pois pode haver algum erro, eu
> tbm encontrei uma sequência, porém tinha dois erros. E agora eu estou
> achando que é impossivel que exista essa sequencia.

Antes de mais nada observe que os bispos de casa preta nunca interferem
com os bispos de casa branca. Basta portanto resolver o problema para
uma das duas cores e repetir para a outra cor. Vou desenhar o tabuleiro
assim:

5 X.X.
4 ....
3 ....
2 ....
1 O.O.

  abcd

A primeira jogada é c5b4, ou seja, depois desta jogada o tabuleiro fica:

5 X...
4 .X..
3 ....
2 ....
1 O.O.

  abcd

As jogadas são:

c5b4, a1d4, c1b2, b4d2, b2a3, d4c5, a5c3, c3a1, d2c3, a3c1, c5a3, ...

Só para conferir, o tabuleiro agora é

5 ....
4 ....
3 O.X.
2 ....
1 X.O.

  abcd

..., c3d4, c1d2, a3b4, d4b2, b4a5, d2b4, b4c5, b2c1.

Percebo agora que contei errado: esta solução tem 38 e não 36 lances.

[]s, N.