Re: [obm-l] Tex

On Sat, Jan 31, 2004 at 12:11:26AM -0200, ronaldogandhi@ig.com.br wrote:
> Caro Nicolau e Lista:
>
>     Existe alguma extensão de e-mail que permite escrever
> fórmulas usando a notação Tex de modo que elas apareçam
> bonitas e formatadas no e-mail de quem as recebe?  Exemplo
>    Eu escrevo um e-mail para a lista com uma expressão
> do tipo: $y_{i}=\Phi(x_{[i-m,i+m]})$ e a coisa aparece bonita
> e formatada para quem estiver recebendo?

A resposta curta é não.

Uma resposta um pouco mais longa é que isto depende do cliente de e-mail
que a pessoa usa. Cliente é o programa que você usa para ler o e-mail:
algumas opções são outlook ou eudora para quem usa windows, mutt ou elm
para quem usa linux/unix em modo texto e muita gente lê e recebe o seu
e-mail a partir do browser. Esta lista deve funcionar para todos e é
por isso (entre outros motivos) que as mensagens devem ser em texto comum.
Algumas pessoas mandam mensagens em html mas isto é desencorajado e
attachments são proibidos (exceto por figuras em formatos compactados
quando for realmente necessário). Assim, o que você sugere, apesar de
ser teoricamente possível, apesar de que talvez existam clientes de e-mail
que façam o que você quer (eu não conheço) está fora das regras.
Não queremos obrigar as pessoas a usar este ou aquele programa
nem começar a discutir que plataforma as pessoas deveriam usar.

O que algumas pessoas fazem é escrever a fórmula como você escreveu mesmo.
O problema é que quem usa TeX entende mas quem não usa não entende nada.
Também não queremos exigir que as pessoas aprendam TeX.

A solução não totalmente satisfatória é se virar com texto mesmo,
tentando tornar o que escreve claro para qualquer um, mesmo que não
fique tão bonito. Nesta lista eu escreveria a fórmula que você usou
como exemplo assim: y_i= Phi(x_{[i-m,i+m]}). Acho que dá para entender.

[]s, N.